Observando pássaros

José, Kainan e Matheus saíram para observar pássaros. Cada um viu um pássaro que nenhum dos outros viu. Cada par formado entre eles viu um pássaro que o terceiro não viu. Por fim, um pássaro foi visto por todos. Dos pássaros que José viu, 2 eram amarelos. Dos pássaros que Kainan viu, 3 eram amarelos. Dos pássaros que Matheus viu, 4 eram amarelos.
Quantos pássaros amarelos foram vistos ao todo?
Quantos pássaros de outras cores foram visto ao todo?
Resposta:

3 pássaros foram vistos por cada um, 3 foram vistos por um par (José-Kainan, José-Matheus e Kainan-Matheus), e um foi visto pelos 3. Então, 7 pássaros foram vistos ao todo, e cada pessoa viu um total de quatro. Assim, todos os pássaros que Matheus viu eram amarelos. Estes 4 pássaros são: (1) o que Mtheus viu sozinho, (2) o que Matheus viu com José, (3) o que Matheus viu com Kainan, e (4) o que todos viram juntos. Isso contabiliza os 2 pássaros amarelos que José viu, e 2 dos 3 pássaros amarelos que Kainan viu. O terceiro pássaro amarelo que Kainan viu não pode ser o que ela viu com José por José viu somente 2 pássaros amarelos. Logo, o terceiro pássaro amarelo que Kainan viu só pode ser o pássaro que ela viu sozinha. Enfim, 5 pássaros amarelos foram vistos (o que Kainan viu, o que Matheus viu, o que José e Matheus viram, o que Kainan e Matheus viram e o que todos viram), e dois pássaros de outras cores foram vistos (o que José viu e o que José e Kainan viram).


INÍCIO                                                                      CHARADINHAS                                                          PIADAS

0 comentários:

Olá... Espero que tenha gostado do meu bloguinho e volte muitas vezes mais tá? Se quiser copiar algo, fique à vontade, mas por favor, deixe um comentário avisando. Beijos!!!